Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Odontonema dissitiflorum (Nees) Kuntze EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(v)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Odontonema dissitiflorum tem distribuição restrita (EOO=4.486,79 km²) e é encontrada em Florestas Ombrófilas nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de forma disjunta. A espécie ocorre em pelo menos duas unidades de conservação (SNUC), onde foi feita a maioria das coletas. Foram identificadas cinco situações de ameaça distintas. Devido à reduzida capacidade de dispersão da espécie (síndrome de dispersão autocórica) e às evidências de declínio no número de indivíduos maduros, foi considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Odontonema dissitiflorum (Nees) Kuntze;

Família: Acanthaceae

Sinônimos:

  • > Thyrsacanthus dissitiflorus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro (Profice et al., 2011).

Ecologia

Espécie subarbustiva, terrestre. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Profice et al., 2011). A espécie é polinizada por aves e sua dispersão é autocórica (Profice, com. pessoal).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes Com a imigração européiae a colonização, as florestas do município de Santa Teresa foram dando espaço para outros usos, em especialpara a cultura do café (Mendes & Padovan 2000). O censo agropecuário do IBGE de 1995/96(Brasil, 1998) indica que o principal uso do solo nesse município é de lavouras permanentes, principalmente de café, com 21.070 ha e por pastagens naturais, com 13.352 ha.

10.5 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​Em certos períodos a ameaça de incêndio pode ser considerável, especialmente em anos mais secos e quentes. A prática do fogo é utilizada com frequência para a limpeza de terrenos e acabam perdendo o controle, ameaçando a vegetação da unidade de conservação próxima ao município (Estação Biológica de Santa Lúcia).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na Estação Biológica de Santa Lúcia e na Reserva Biológica do Tinguá (CNCFlora, 2011).

Referências

- PROFICE, S.R.; KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A. ET AL. Acanthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB000033>. Acesso em: 15 de Setembro de 2011.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- PROFICE, S. Comunicação pessoal da especialista Sheila Profice para o analista de dados Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho, pesquisador do CNCFlora.

Como citar

CNCFlora. Odontonema dissitiflorum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Odontonema dissitiflorum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41